CURSO DE DEPARTAMENTO PESSOAL

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A comunicação no Departamento Pessoal

A comunicação é de vital importância dentro e fora das organizações, a mesma tem por finalidade manter todos os colaboradores (internos e externos) ciente dos fatos que ocorrem na empresa.
O setor de departamento pessoal tem o dever prestar um bom atendimento ao seu cliente interno visando de igual modo a sua satisfação. O principal foco no cliente interno é a forma de mante-lo motivado, para que tenha um interesse maior em realizar suas atividades no trabalho de modo a obter um rendimento eficaz. Para que esse serviço interno possa gerar motivação nos funcionários, o DP (departamento pessoal) precisa saber lidar com as diferenças de cada colaborador em prol de respeito, adaptação e ignorar fatos irrelevantes causados por nervosismo. Mediante ao exposto, segue abaixo dicas de como fazer a comunicação circular pela empresa de forma eficiente; ou seja, até todos terem conhecimento de determinado comunicado.

Mural de avisos;
E-mail;
Reuniões;
Jornal da empresa;
Uso de pop-up na intranet;
Cartazes;
Manual do colaborador;
Caixa de sugestões.
O atendimento ao cliente interno precisa ser bem feito, pois os mesmos são responsáveis pelo desenvolvimento e crescimento da organização. Mediante a isto, o atendimento tem que ser feito a todas as pessoas da organização sem exceção desde o cargo mais alto até o mais baixo; de igual modo ao cliente final/consumidor, o atendimento não deve ser passivo de acepção de pessoas contudo, torna-se necessário se atentar para não julgar pelas aparências e utiizar a empatia, a percepção, o estado interior e o envolvimento como principais ferramentas para a solução de problemas e dúvidas.
Vale ressaltar ainda que colaborador feliz, motivado e bem atendindo é sinônimo de boa produtividade.